

A APRODAB – Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – celebra a conquista da Profª Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, agraciada com o 1º lugar na categoria Geografia e Geociências do Prêmio Jabuti Acadêmico, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, em cerimônia realizada no dia 5 de agosto de 2025.
A premiação, referência nacional no reconhecimento de obras de excelência em pesquisa e produção do conhecimento, reforça a importância de abordagens críticas e comprometidas com os direitos socioambientais no campo jurídico e acadêmico brasileiro.
O primeiro lugar na categoria foi conferido à obra Água subterrânea, história da Terra e consciência ambiental: metas do Programa Aquífero Guarani, produção independente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT). São autores(as): Andrea Bartorelli (in memoriam), Berenice Balsalobre, Celso Dal Ré Carneiro, Didier Gastmans, Joseli Maria Piranha, Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, Luiz Eduardo Anelli, Renatta Christina da Costa Lemos Vilela, Sueli Yoshinaga Pereira (in memoriam), Valter Galdiano Gonçales e Virginio Mantesso-Netto.
Parabenizamos a associada por esse merecido reconhecimento, que fortalece o campo do Direito Ambiental ampliando o alcance e a visibilidade da produção acadêmica nacional.